5. O Batman "está" no filme?




Warner Bros.
Surgida no fórum Reddit, esta tese de um fã propõe que a sequência que vemos no final, quando Arthur se encontra internado no Asilo Arkham, na verdade se passaria em um tempo mais futuro do que o do restante do filme, talvez 15 anos depois. Ali, o vilão estaria relembrando (ou imaginando) os acontecimentos (fictícios ou não) que o levaram a se tornar o Coringa. Antes de aparentemente matar a terapeuta e tentar uma fuga, ele dá risada sozinho de "algo engraçado" que ela “não entenderia”. Neste momento, vemos Bruce Wayne ajoelhado ao lado dos corpos dos pais. Então, qual piada seria essa?
De acordo com a teoria, se aquele que vemos é o Arthur do “futuro”, então a cena ocorre em uma realidade em que o Batman já existe como o grande vigilante de Gotham. Arthur, fisicamente diferente (ele parece menos magro e a barba está mais grisalha), estaria refletindo sobre a ironia de ter causado indiretamente o surgimento do Cavaleiro das Trevas, no exato dia em que ele próprio se descobriu como um grande vilão. O que deixaria tudo ainda mais irônico seria se Arthur insistisse na ideia de que ele poderia ser o filho de Thomas Wayne -- o que faria dele, o Coringa, o meio-irmão mais velho de seu maior inimigo, o Batman.
Isso explicaria porque Arthur teria matado a terapeuta e tentado fugir de Arkham: ao compreender que suas ações “criaram” o Batman (e deduzir sua verdadeira identidade), o Coringa estaria pronto para confrontar seu maior antagonista -- o qual não deixa de ser a sua real razão de existir. É uma teoria esdrúxula mas saborosa, que dá luz à possibilidade de uma reaparição deste Coringa em um filme futuro do Universo DC. Será que Joaquin Phoenix repetiria o papel como o grande vilão do Batman no filme estrelado por Robert Pattinson? Só o tempo dirá -- mas os ótimos números de bilheteria de Coringa talvez possam dar uma força nesse sentido...

Comentários

Postagens mais visitadas