4. Quem matou Thomas e Martha Wayne?




Warner Bros.
Que as mortes de Thomas e Martha Wayne traumatizam o pequeno Bruce e dão origem ao Batman, isso é público e notório. Nas HQs, séries e filmes, esse momento icônico é retratado de maneiras diversas. Nos quadrinhos clássicos, o responsável pelo crime é um ladrão chamado Joe Chill, que agiu sob a ordem do mafioso Lew Moxon. Chill continuou sendo o assassino dos Wayne em diversos reboots da mitologia do Batman nas revistas, mas também há versões da história em que o assassino é um anônimo qualquer.
Nas telonas, a presença de Joe Chill persistiu, ainda que com motivações diferentes da dos quadrinhos. Foi ele quem fez o serviço sujo na série animada dos anos 1990, assim como na trilogia dos filmes de Christopher Nolan. Já no primeiro Batman, de Tim Burton, quem realiza os disparos fatais é justamente Jack Napier (Jack Nicholson) o homem que se tornaria o Coringa anos depois (quem não se lembra da assombrosa frase “Você já dançou com o demônio sob a pálida luz do luar”?). Enquanto isso, na série de TV Gotham, o autor dos disparos é outro personagem, o assassino profissional Matches Malone.
Coringa, por sua vez, ignora qualquer ligação com obras anteriores do Homem-Morcego. Nos minutos finais, vemos Thomas e Martha Wayne serem mortos diante do pequeno Bruce por um manifestante desconhecido com máscara de palhaço -- mais um entre os muitos cidadãos revoltados que enxergam no Coringa uma inspiração para o caos. O público não é informado da identidade desse assassino, então é provável que não seja um criminoso específico da mitologia do Batman.
Mas outra pergunta surge no ar: qual seria a real a motivação do jovem Bruce para se tornar o Cavaleiro das Trevas alguns anos depois? Ódio de criminosos de uma maneira geral? Ou o fato de o assassino usar uma máscara de palhaço tornaria o Coringa o símbolo de todo rancor do Batman? Ainda é preciso destacar o fato de o filme retratar Thomas Wayne como um bilionário antipático e de moral questionável, que aparentemente não dá muita atenção ao filho. Por conta disso, será que Bruce, quando adulto, também carregará em si valores pouco louváveis? É algo que talvez nunca descobriremos, já que não se sabe ainda se Warner e DC pretendem unificar o universo deste filme com o do futuro The Batman.
Mas voltando ao que ocorre naquela fatídica noite, ela abre espaço para a teoria mais interessante de todas sobre Coringa...

Comentários

Postagens mais visitadas